Resumo:
Este trabalho tem como objetivo geral compreender de
forma crítica a condução de um projeto de formação contínua de professores,
organizado como atividade, cujo conteúdo foi a discussão pelos participantes
das práticas de leitura em todas as áreas do conhecimento do contexto escolar.
A pesquisa está voltada à compreensão das relações entre pesquisadores da
PUC-SP e professores e gestores de uma Escola Estadual de Tempo Integral
(EETI), localizada na região noroeste de São Paulo. Especificamente, este
trabalho tem como objetivo, compreender os modos como pesquisadores, gestores e
professores das diferentes áreas: a) interagem no processo de formação para a
compreensão e transformação das práticas de leitura nas diferentes áreas; b)
relacionam teoria e prática na compreensão e transformação dos modos de agir
durante planejamento e desenvolvimento das práticas didáticas, no trabalho com
leitura; c) compreendem sentidos próprios e de outros nas interações; e d)
compartilham significados atribuídos aos processos de leitura na organização e
discussão das práticas didáticas. A fundamentação teórica tem base na Teoria da
Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), conforme discussões elaboradas por
Vygotsky (1930, 1934), Leontiev (1977, 1978) e Engeström (1999a, 1999b) sobre
ensino-aprendizagem e desenvolvimento. A formação de professores nesse contexto
de formação contínua é entendida como uma atividade sócio-histórico-cultural,
em que pesquisadores, professores e equipe gestora são participantes ativos e
efetivos na construção do objeto coletivo. Em termos metodológicos, está
apoiada nos pressupostos da Pesquisa Crítica de Colaboração – PCCol, segundo
Magalhães (2009). As relações entre os participantes caracterizam-se como
colaborativo-críticas, pois são criados momentos em que a colaboração e a
reflexão crítica são centrais no compartilhamento de novos significados. A
discussão dos dados aponta para a importância do processo reflexivo-crítico em
lócus de formação contínua, visto que a organização do projeto e as formas de
organização discursiva possibilitam um movimento de transformação de forma
refletida para relacionar teoria e prática, criando contextos de
ressignificação de sentidos e compartilhamento de significados como resultado
do trabalho de formação.
Palavras-chave: Teoria
da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, Atividade de Formação de Professores,
Leitura como instrumento de ensino-aprendizagem
Um comentário:
Navegando por blogs encontrei esse post sobre o assunto que procurava, vou indicar ao colegio objetivo zona norte sp, muito rico esse conteúdo, achei excelente
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